Assina meu Feed ai!
Google
 


11 abril 2006

Espiando o PHP+GTK

Estive "fuçando" no php-gtk por curiosidade, só para ver como funciona. A primeira coisa que imaginei quando fiquei sabendo da linguagem é que ela possibilitaria a programas php tem uma GUI (uma interface fora do browser com janelinha, e tudo mais) e fiquei imaginando como isso se daria, uma vez que o php roda no servidor e não no cliente. Bom, segundo o site do Php-Gtk Brasil, "O PHP-GTK é a primeira extensão da linguagem PHP que permite escrever aplicações client-side com GUI (Graphical User Interface)" e roda no cliente ao invés do servidor "(...)Para tanto, o PHP-GTK precisa ser instalado em cada máquina-cliente que executará uma aplicação PHP-GTK". Descobri isso na pratica enquanto tentava, via browser, abrir os arquivos .php "hospedados" no pocket server que estou montando no pen-drive (Apache+PHP+MySQL+Aplicativos), o q me deixou um pouco frustrado.
A vesão 1 (php-gtk-1.0.2) só roda em php4, a versão 2 está em desenvolvimento e promete novidades.

1 Comentário :

André Simões disse...

Olá Malcomtux,

Eu achei esse link (http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=4424) e acho que é mais uma boa referência ao assunto.