Assina meu Feed ai!
Google
 


31 maio 2006

Instalando o MySQL para Windows

Este é um roteiro basico para instalar o MySQL for windows e como utilizar o console para manusiar ou treinar os comandos do sql. O MySQL está na versão 5 mas ainda é muito comum encontrar ainda a versão 4 devido a algumas diferenças técnicas.

Donwload e instalação

Para começar vamos baixar o MySQL 5 zipado, que é só baixar descompactar e usar:
Link: http://mirrors.uol.com.br/pub/mysql/Downloads/MySQL-5.0/mysql-noinstall-5.0.22-win32.zip tamanho: 38,5 MB ( 89,5 MB descompactado )
Se preferir, no site do MySQL você encontra a versão com instalador assim como para os SO's padrão como Linux e Unix.
Link: http://dev.mysql.com/downloads/mysql/5.0.html
MySQL 4 Link: http://dev.mysql.com/downloads/mysql/4.1.html
Depois de baixado descompacte o arquivo na raiz do disco (C:) ou diretório de preferencia. Assumindo que foi descompactado no C: teremos algo como C:\mysql-5.0.22-win32, por exemplo, onde 5.0.22 é versão que você baixou. Os principais subdiretórios são:

c:\mysql-5.0.22-win32\bin - Aqui temos os executaveis do mysql
c:\mysql-5.0.22-win32\data - Aqui é o repositório de dados, onde são armazenados os banco de dados criados com o mysql, cada diretório aqui dentro é um banco de dados.
c:\mysql-5.0.22-win32\doc - Aqui onde se encontra a documentação do mysql, extremamente util, disponivel no formato da ajuda do windows (as versões linux/unix vem em html, muito mais portatil)

Testando o MySQL

Para testar o MySQL, é preciso primeiro iniciar o MySQL SERVER com um clique-duplo no arquivo "mysqld", caso você receba um aviso do seu firewall perguntando se deseja permitir a execução do programa "mysqld" pode permitir. Depois abra o MySQL Client, que é a linha de comando do MySQL, com a seguinte linha de comando mysql -u root -h localhost. Para finalizar o MySQL SERVER use mysqladmin -u root shutdown.

Resumindo para nosso exemplo temos:
c:\mysql-5.0.22-win32\bin\mysqld - Inicia o servidor
c:\mysql-5.0.22-win32\bin\mysql -u root -h localhost - Inicia o console (prompt)
c:\mysql-5.0.22-win32\bin\mysqladmin -u root shutdown Finaliza o servidor.

Para facilitar, crie um arquivo de lote ou um atalho do windows para inicar o MySQL Client e para finalizar MySQL SERVER.
Dica: Não tente iniciar o MySQL Server (mysqld) no mesmo arquivo de lote que o console (mysql) pois ele vai ficar rodando e não vai passar para a proxima linha do aquivo bat (o processo não fica em background se chamado da linha de comando).

Documentação:

A documentação completa do MySQL pode ser encontrada no site http://dev.mysql.com/doc/ inclusive em Português.
Links diretos:
http://downloads.mysql.com/docs/refman-4.1-pt.a4.pdf - Manual em português no formato pdf
http://dev.mysql.com/doc/refman/4.1/pt/index.html - Manual em portuquês online.

1 Comentário :

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado