Assina meu Feed ai!
Google
 


01 setembro 2007

Configure qualquer Roteador

Aqui fica uma dica para quando a gente quer Redirecionamento de Portas (também chamado de Port Forwarding, NAT de porta, NATP, Port Redirection, etc), entre outras coisas, no seu router ou modem roteado. Trata-se de um site que tem assistentes (wizards) para configuração de uma variedade grande de roteadores que eu tinha visto uma vez e não estava mais lembrando me qual é, esse site é o www.portforward.com.

Qual seu roteador? D-link? Draytek? Linksys? Ou é aquele roteador que o seu primo trouxe dos "canfundó" de Hong-Kong ou Miami e que ninguém nunca ouviu falar do fabricante? Então, esse site tem um lista com dezenas de fabricantes de A a Z (e de 2 a 3, 2wire e 3com) e seus diversos modelos de equipamentos. Os caras se deram o trabalho de capturar as telas de cada um pra montar os assistentes que são uma espécie de tutoriais iterativos, funciona assim:

  • Primeiro você escolhe modelo e fabricante,
  • Depois escolhe um serviço, jogo, messager ou qualquer programa que queira configurar a porta tcp ou udp e pronto, ele mostra todos os passos (com as telas) que você tem que seguir.
Além disso, ele também tem respostas para perguntas como "Onde eu acho meu Mac-Adress?" com diversos sistemas operacionais como Windows e Linux, uma tremenda mão na roda para quem não é muito chegado em redes.

Olha os links diretos para alguns serviços:
Redirecionamento de Porta (Port Forward)
Onde acho meu Mac-Adress?
Lista de Portas TCP/UDP conhecidas
Como configurar um IP estático

Bom é isso!

2 comments:

S@ndro disse...

bom dia malcontux, gostaria que vc pudesse me ajudar tenho um modem da claeo e226, pretendo compartilhar a internet, so que o modem tem o proprio programa (ou seja discador)
teria no mercado hoje um roteador para esse modem com entrada usb, e ele reconhece automaticamente o discador? o que vc pode fazer para me ajudar, dar para desenhar um esquema bom e barato ?
sem mais muito obrigado aguardo a sua resposta.

Malcomtux disse...

Ola Nunesferreira9966!

Acho que você quis dizer modem da Claro e226 certo? Nesse caso, por mim mesmo não posso te ajudar, mas segundo pesquisei na internet, é possível sim compartilhar a rede banda larga da Claro. Veja este link para um tópico do Clube do Hardware onde há um caso como o seu.

Caso seu modem seja um ADSL comum, creio que o discador não ser problema e sim o fato dele ser USB, porque desconheço a existência de router para esse tipo de modem e fazendo uma pesquisa rápida na internet não achei nenhum! O que você pode fazer é tentar rotear o modem(se ele for roteavel) usando o site portforward.com que citei no post, dai você só ia precisar de um hub!

É isso, espero ter ajudado!