Assina meu Feed ai!
Google
 


23 fevereiro 2008

Dell Ispiron 531 - Vai de XP ou Ubuntu 7.10?

Tive a oportunidade de configurar um desktop Dell Inspiron 531 que veio sem sistema operacional e na hora de preencher o singelo HD SATA de 160 GiB duas coisas me vieram a cabeça:
1.) Que muitos usuários do Vista estão preferindo voltar pra o XP. A Dell endossou a idéia chegando a desistir do Vista e colocar o XP em alguns modelos, mantendo inclusive drivers para XP de diversos modelos no seu site (incluindo o Inspiron 531).
2.) A Canonical fechou um acordo com a Dell em que haveria suporte no Ubuntu ao hardware Dell, que por sua vez distribuiria o Ubuntu em alguns dos seus modelos de desktops e notebooks. Novidade essa que infelizmente não chegou ao Brasil ainda, quem sabe quando a Canonical se estabelecer no Brasil. Contratando eles estão.
Claro que eu não poderia desperdiçar a oportunidade de conferir ao vivo e a cores essas informações, então instalei no dell o XP pro e o Ubuntu 7.10.

Vamos a dor de cabeça que cada um gerou:

Primeiro o XP

Uma vez instalado o sistema reparo que os dispositivos principais (vídeo, som e rede) não foram reconhecidos, como era esperado. O DVD de drivers da Dell não ajudou em nada porque o sistema não reconheceu os drivers, do mesmo modo os drivers baixados do site da Dell. Tentei encontrar os drivers procurando pelo modelo da placa mãe (M2N61-AX e que tem um chip com o logo da ASUS, sugestivo não é?), encontrei alguns links que levam a arquivos enormes com uma taxa de transferência de linha discada (nada contra) então desisti. O Jeito foi baixar os drivers diretamente com o fabricante de cada dispositivo. Seguem a baixo:
Chipset nVidia 6100-430 MCP61 e Placa de Rede: link1 - link2
Placa de som codec RealTek ALC888: link1 - link2
Placa de vídeo GeForce 6150SE nforce 430: link1 - link2

Agora o Ubuntu 7.10

Qual foi a dor de cabeça que o ubuntu gerou? Nenhuma. Nada. Nothing. Niente. Bastou iniciar pelo cd e executar a instalação que ocorreu tranqüilamente. O Sistema reconheceu todos os dispositivos direitinho, incluindo uma multifuncional HP PSC 1315 que funcionou corretamente tanto imprimindo como digitalizando imagens. Bom, para não dizer que eu não tive trabalho nenhum, eu tive que baixar a imagem do cd do ubuntu, dar uns clique-cliques para habilitar o Compiz e pesquisar uns comandos legais do Compiz para testar. São eles:

SUPER+SHIFT+Clicar em qualquer ponto da tela e arrastar = Desenha rastro de fogo
SUPER+SHIFT+C = Limpa o rastro de fogo
CTRL+ALT+Clicar em qualquer ponto da tela e arrastar = Girar o cubo

Formas de alternar as janelas
ALT+TAB : Primeiro mas não mais único. Forma padrão.
SUPER+TAB : Aquele efeito em que as janelas vão passando como fotos com a descrição em baixo.
SHIT+TAB+UP : Organiza as janelas em miniaturas na tela para você escolher uma.

Obs.: SUPER é o botão WIN. Veja mais comandos aqui

Bom é isso! Dell Ispiron 531 com XP e Ubuntu. Qual será que o usuário do pc vai escolher? Alguém ai arrisca um palpite?
Façam suas apostas!!!

12 comments:

Anônimo disse...

Ai amigo eu tive o mesmo problema hoje quando comprei o windows xp home edition ... eu tive ke apagua akela porcaria do windows vista home premium ke vem no dell inspiron 531... so ke a dell parece ke nao percebe ... nao colocou os cds dos drives ai ne a gente tem ke perde tempo entrando na net pra desifra os drives....mas graças a deus encontrei seu blog no google e ai muito obrigado viu !!! valews mesmo !!!

Malcomtux disse...

Obrigado Renato, que bom que ajudei e que bom que você parou um pouco para deixar seu recado, obrigado outra vez!

VocÊ pode ajudar divulgando!

Anônimo disse...

Liguei pra Dell ontem sabe o que o atendente me falou, o Inspirion é homologado pra funcionar com o Vista...Só que o Vista não é homologado pra min ainda heheheh Falei que ia devolver o micro...e ele não mas tu pode colocar uma placa de rede que tenha drive do XP, bom mas o cara pagar quase 2mil por uma maquina e tem que fazer gambiara pra funcionar...O XP ainda é muito usado, aqui na minha empresa o ERP não funciona com o Vista. Vou gravar um CDzinho e enviar pra Dell. Obrigado Malcomtux agora o Inspirion esta bombando. Tiago Porto

Malcomtux disse...

Taigo Porto De nada Tiago. Eu nem tentei ligar porque sabia que o discurso seria esse e já tinha visto um caso assim na seção "bronca do mês" da revista info.

Anônimo disse...

um amigo meu comprou um pc Dell Inspiron 531 quando fui colocar o xp para ele aconteceu o mesmo que acontece com todo mundo nade de reconhecer drivers ai corri para o amigo google e encontrei seu blog
e fiquei feliz da vida pô muito legual voce ter postado aqui os drivers valeu mesmo obrigado

Anônimo disse...

Valeu cara, ajudou muito. Resolveu os drivers de rede, video e som. Porém permaneceu um dispositivo desconhecido faltando para instalar. Por acaso, alguém sabe como atualizá-lo?

Anônimo disse...

Chega a ser hilário a situação...

A Dell gasta nem meio DVD para colocar apenas os drivers do Vista, em uma época que o XP ainda é o mais utilizado... e força os usuários domésticos, que na maioria das vezes apenas sabem o básico de um PC a procurar drivers na net, e o pior, nem no site dela mesmo tem...
Como nem todos programas rodam em Linux ainda, infelizmente, temos que passar por estas situações. Ainda bem que existem pessoas como você que publicam soluções para estes tipos de problemas... Obrigado!

Visual Dream disse...

Cara... eu tenho um INSPIRON 531. E realmemte tive os mesmos problemas com os DRIVERS citados acima. Se ja nao bastasse o pecimo atendimento da DELL. Que pra iniciar mandou 2 pc que eu comprei pra outro lugar. E ainda me fizeram espearar quase 2 meses pra receber a maquina.
Dell, nunca mais cara... Serio mesmo, nao vi nada de extraordinario na maquina, e como eu mecho com jogos, ainda to passando raiva com a Placa de Video que ONBOARD. E da um erro chamado NEGATIVE DELTA TIME. Parece que algo relacionado a tempo de funcionamento da placa, acontece quando eu fico muito tempo rodando algum jogo.

Agora eu to com uma duvida que mais uma vez recorri ao SUPORTE DELL e tive um pecimo atendimento.

To querendo comprar a seguinte placa de video:

Placa de Vídeo NVidia Geforce 8500GT Super 1Gb PCI-Express

Ela seria compativel com o meu PC:

Dell Inspiron 531: Processador AMD Athlon™64 X2 Dual-Core 4400 (2.3 GHz)
Sistema Operacional: Windows XP® Profissional SP3 - Português
Memória: 2GB Dual Channel DDR2 SDRAM (667MHz) - 2DIMMs
Disco Rígido: Disco Rígido SATA de 250GB (7.200 RPM) c/ Cache DataBurst™
Placa de Vídeo: NVIDIA GeForce 6150 LE GPU com Gráficos integrados


Alguem poderia me dar um luz?

Obrigadao!

Malcomtux disse...

Olá Tony!

Não exatamente o suporte da Dell mas em teoria não teria problema nenhum, em regras gerais você poderia desabilitar na bios a on-board e usar a sua, agora se vai funcionar 100% não tenho como te afirmar.

Se você não conseguir nada com eles tente o seguinte: Pesquise no site da Asus placas com prefixo M2N e veja qual a mais equivalente ( a M2NPV-MX talvez) e veja as especificações técnicas da placa.

Visual Dream disse...

Poxa MALCOM... vlws mesmo cara. Este povo da DELL é fogo, acho que a placa mae eh esta que voce passou ai mesmo. pq eh a unica que tem esta GeForce onboard 6150.

Agora a outra duvida que a DELL nao me sana é... Qual a fonte que vem no PC? Eu nao sei, e nao sei se esta placa de video que eu estou querendo, precisaria de uma mais potente. Parabens pelo seu BLOGER. Esta de parabens!

flatigre1 disse...

Tava pesquisando no Google e achei seu blog . Tive os mesmos problemas , mas já comprei o Dell Inspiron 531 sem SO , comprei o XP Home direto na MS . Deu os mesmos problemas com os drives , principalmente o de som , não conseguia achar . A assistêncis Dell também disse que não suportava o XP , pusta ignorância deles . Perderam o cliente ( e eu ainda tenho um note Dell ) . Acabei achando o drive de som sem ajuda , mas levei meses sem música . Tô querendo ver se dá prá passar a USB prá 2.0 , parece que originalmente só tem 1.0 . Alguém sabe se dá e como faço , pois o USB tá muito lento ?

Malcomtux disse...

Olá flatigre1. Que eu me lembre o USB desse Dell já é 2.0. Eu ia perguntar se você tentou instalar o driver do Chipset que indiquei a cima mas reparei que os links estão quebrados :(, vou dar um jeito. Enquanto isso você pode pesquisar por nVidia 6100-430 MCP61 no Grande G.