Assina meu Feed ai!
Google
 


18 setembro 2008

Blogueiro quer ser jornalista - Essa eu senti ao vivo

Capa da Revista Imprensa - Set/08E aquelas velhas discussões sobre Blogueiros X Jornalistas, Blog X Mídia impressa, etc., atacam novamente. A revista Imprensa deste mês trás na capa "Blogueiro não é jornalista" em letras garrafais, um título que me deixa a impressão de que a revista chegou meio atrasada na discussão ou então que está querendo reaquecer o assunto (provável que faça algum barulho mesmo). A matéria está legal, tem a opinião de blogueiros famosos, tem o caso dos blogs de aluguel, o ranking dos 200 blogs mais populares de 2008 do Mundo Tecno e tem até uma tirinha do malvados.com.br satirizando os posts pagos (e cujo link eu não achei), ou seja, só novidade. :D

Bom, mas onde eu quero chegar como isso? Explico: Depois de ler a revista meu chefe meu entregou dizendo "Olha ai para você que é blogueiro" e quando eu vi a capa da revista me veio um flashback de toda a polêmica que esse assunto já deu. Minha primeira reação foi dizer que "o problema é que ainda tem gente achando que todo blogueiro quer ser jornalista", ao que ele me respondeu "Acha não, tem certeza". Poxa, que tem gente que pensa assim eu já sabia, mas não esperava ver alguém "tirar uma com a minha cara" depois de ler uma matéria dessas. Isso que eu chamo de formador de opinião.

Minha opinião sobre o assunto? Essa capa foi no mínimo infeliz. A menos que a pessoa não seja de navegar muito na internet e/ou não entenda muito de blogs, qualquer um sabe que blog não é um jornal e que nem todo blog tem um linha jornalística. Montar um blog de notícias não quer dizer que o autor quer ser jornalista. Por outro lado, se a pessoa for uma jornalista é quer manter um blog que mal há nisso? Ela vai deixar de ser jornalista porque passou a ser blogueira?

Vou ficar por aqui porque acho que esse assunto já cansou não é mesmo? Fiquem a vontade para falar sobre o assunto nos comentários.

Imagem

14 comments:

André Simões disse...

Concordo contigo quando você levanta a tese de que a revista chegou atrasada na conversa, mas na minha opinião há um pouco de ciúmes também.

A internet é tão dinâmica que só sobrevive o blog cujo conteúdo seja atraente para alguém, este dinamismo e pluralidade é impossível para a imprensa que está acostumada com as mídias convencionais (jornais, revistas, rádio, TV, etc...).

Anônimo disse...

oi Eliezer.
tardei mas cheguei.
Sobre essa questão meu ponto de vista é que os jornalistas se sentem intimidados porque os blogs estão crescendo, a medida que isso acontece, as pessoas tem em mente procurar uma forma de conciliar.
Eu concordo com o comentarista dai de cima, te um pedaço de inveja em tudo isso.
Mas, por outro lado, porque tem tantos blogs nos jornais online??
E vou mais fundo: Ele deveriam se preocupar é com o futuro do jornalismo impresso, visto que hoje se pdoe ter acesso a tudo atraves da web.
Bom final de semana.

Anônimo disse...

Não sei aonde a revista quis chegar com essa notícia. Mas acredito que bloggeiros e jornalistas têm a mesma credibilidade e pensar sempre como um formador de opinião.

Malcomtux disse...

Obrigado pela visita pessoal!

André Realmente André, onde eu trabalho por exemplo o pessoal nem liga tanto para o jornal impresso porque falam é "ler notícia de ontem"

Iara Medo de perder o emprego talvez Iara? Quem não se adequar...

Alexandre Com Certeza, é só cada um trabalhar por sua credibilidade certo?

Criativo de Galochas disse...

Malcomtux,

Valeu pela visita! Volte sempre!

Abs,

Marcus, Criativo de Galochas

PS: Aproveitando, vc topa trocar link entre os sites? Caso aceite, clique em "troca de links" no menu

Anônimo disse...

Essa é uma discussão que já gerou muita polêmica, mas que está esfriando.
No entanto, digo que os blogs levaram a melhor na disputa, uma vez que os veículos de comunicação impressos que têm página na internet se viram obrigados a criarem blogs para seus colunistas e colaboradores para não perderem terreno.
Sou jornalista e estou fora das redações há algum tempo. Faço do blog Política com Pimenta (http://luizvalerio.blogspot.com) o meu espaço de expressão e prática jornalística.

Malcomtux disse...

Criativo Eu que agradeço Criativo.

Luiz Valério POde até esfriar mas acho esse é um assunto que não vai sumir nem tão cedo continuando com reaquecimentos de vez em quando.

Veja essa. Reflexos dessa polêmica?

Anônimo disse...

Eiii
tem gente que precisa atualizar o blog rsrsrs.
uai, so uma fotinha de nada rsrsrss..
olha, todo baby é bonitinho.
Beijos.
Iara

J. P. disse...

Eu concordo contigo e subscrevo na íntegra. sabes que por causa desta divisão entre jornalistas e bloggers há tentativas de censura na blogosfra portuguesa através de lobbies de jornalistas, e alguns querem mesmo acabar com ela? Impossível, migramos ara outro país.

Abraço luso irmão e fraternal

Malcomtux disse...

Imaginei que isso não seria exclusividade brazuca! Ai o povo polemiza com rankings de blogs também?

Se precisar vocês podem vir para cá, serão bem-vindos! Um abraço e obrigado pela visita.

J. P. disse...

rankings, olha aí: http://www.weblog.com.pt/portal/blogometro/index2.php?pag=lista

A minha sorte é que o blogger está alojado nos eua, e só podem fazer alguma coisa através de via judicial. E já fizeram: um tribunal português mandou o google apagar dois blogues, por o autor expor a corrupção do governante da terra onde mora.

Outros foram julgados por denunciarem pedofilia. O que vale é que os nossos tribunais, por enquanto, ainda são liberais e tolerantes.

Mudar, só para outro alojador nos EUA, Portugal e Brasil têm acordos sobre esta matéria.

Abraço

André Simões disse...

No futuro teremos que hospedar blog em host na Suécia, Holanda ou coisa parecida para poder sobreviver.

J. P. disse...

Caro Malcomtux,
peço desculpa, fui um pouco indelicado, não agradeci a sua hospitalidade, mas foi mesmo inconsciente.

como vce viu, eu coloquei um link no meu blog para este seu excelente exemplo e texto.

agora, retribuindo, você será tb. mto. bem vindo no meu blog.

Abraço solidário de Liberdade de Expressão e de irmão luso.

bom fim de semana

Malcomtux disse...

Não foi nada Golfinho, e muito obrigado pelo link.

Já fiz algumas visitas ao seu blog mas não achei onde comentar. Se você aceita uma sugestão, insira o meu texto entre as tags <blockquote></blockquote> e adicione uma opinião sua depois disso. Dessa forma o texto fica inclusive mais estético.