Assina meu Feed ai!
Google
 


16 janeiro 2009

Preparem suas placas Gigabit, a Campus Party está ai!

campus-party-2008-logo Dia 19 de janeiro de 2009, próxima segunda feira, começa a Campus Party Brasil 2009, a maior concentração de nerds que se tem notícia por essas bandas tupiniquins e dessa vez eu estarei lá. A edição desse ano traz um monstruoso link de 10 Gb de internet, velocidade que daria para "baixar o conteúdo completo de um DVD (filmes, making off, fotos, extras, etc) em 3,7 segundos e de um CD com capacidade para 700 MB em meio segundo" baseado em cálculos do WNEWS. Claro que isso só seria possível com uma placa de rede com 10 Giga de transferência que, se existir, não deve estar disponível para consumidores comuns.

ethernet-card2Voltando a realidade, a maioria dos mortais só tem uma placa de rede de 10/100 Mb, ou seja, transferência máxima de 100 Mbps, e alguns abençoados tem uma placa de rede gigabit (10/100/1000) que dá uma transferência de 1 Gbps. Mas antes que me xinguem de estraga-prazeres, vale lembrar que 100 Mbps é uma velocidade muito maior que a maioria das conexões vendidas por aqui que não passam de 2 Mbps na sua maioria, o que significa uma conexão no mínimo 50 vezes maior do que a que você está acostumado (nada mal hã?). Para quem ficou curioso segue os valores atualizados para download de DVD completo (4,7 Gb):

Velocidade Quem Tempo de down
10 Gbps Semi-divindades 4 s
1 Gbps Abençoados 1 m
10/100 Mbps Pobres mortais 8 m

Claro que existe muita coisa pode aumentar esse tempo, como a disponibilidade de onde o arquivo está hospedado ou se existe um limitação na velocidade do download (RapidShare, Easyshare, etc.) por exemplo. Não vejo a hora de poder conferir de perto isso.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/OC-3
http://www.puxando.com/calculadora.htm
http://www.braghetto.eti.br/calculadora.htm
Imagem:
http://www.flickr.com/photos/new1mproved/563081050/

4 comments:

Felipe Xavier disse...

Malcom, já que você vai estar lá, não quero nem saber, este blog terá de ser atualizado diariamente com muitas notícias de lá eihn!
Quem sabe o ano que vem eu não vá?
Abraços

Malcomtux disse...

Putz! Dancei! :D

Está anotado, espero te conhecer pessoalmente ano que vem então!

Anônimo disse...

Aê, atualiza não, manda todo mundo ir ver minha cobertura hahahaha...

Brincadeira..

Comédia o "quem", adorei me sentir semi-divindade! Me-ô, eu vou baixar a internet no meu computador com essa velocidade! Hahahaha!

Beisus.

Malcomtux disse...

CARACA, fiquei com inveja agora! Virei fã!

Eu não tenho a menor pretenção de me igualar na cobertura dos mestres. Principalmente de uma Semi-divindade, hehehe :D